quarta-feira, janeiro 28, 2009

Curiosidade

Olááááá
espero que tudo esteja indo nos conformes pra vocês, mal via a hora de vir aqui escrever algo, mas nem sei por onde começar...
[...] ah, hoje eu assisti o filme JOGO EM LAS VEGAS, gostei paks, mas pra falar a verdade to sem ânimo pra fazer uma crítica sobre o filme, e sabem por que? pois é, comecei uma dieta ontem, e ainda to meio fraquinha sabe, gente é uma dieta muito boa, o nome dela é SOPÃO da USP, é uma sopa utilizada em um hospital para pacientes cardiacos com sobre peso que necessitam perder peso rapidamente para fazer alguma cirurgia, o trêm é bom mesmo, mas só de lembrar o nome dela já meu dá um enjoo no estomago =/
Se alguém tiver interessado em saber como ela é, posso postar no próximo post^^

Mas ontem foi o pior dia de todos, mas o que eu mais senti falta, e que muitas pessoas ingeriram em cima de mim, foi a "maledetahh" COCA-COLA, não que eu seja viciada mais que vontade me deu, e é incrível como você sente vontade das coisas quando não pode...

Por isso estava viajando aqui na Internet, e achei uma curiosidade sobre esse líquido que conquistou o mundo... (degustem a vontade)


Em 1886 surgiu a Coca-Cola...
O farmacêutico norte-americano John Pemberton preparou um xarope de extrato e folhas de coca, cofeína e água. O que era para ser remédio, virou a bebida mais popular do mundo.Antes de desenvolver a fórmula da Coca-Cola, o farmacêutico era distribuidor de diferentes produtos, entre eles a "French Wine Coca", uma mistura de vinho Bordeuax com extrato de coca. Em 1886, ele decidiu produzir uma bebida livre de álcool, para cobrir uma demanda existente no então puritano mercado norte-americano.Para melhorar o sabor da mistura de folha descocainizada de coca e extrato de nozes de cola, Pemberton acrescentou óleos aromatizantes de limão, laranja, lima, noz-moscada, cássia (canela chinesa), coentro e baunilha. Além disso, adicionou ácido fosfórico à "fórmula secreta", para estabilizar quimicamente o produto. O nome e o logotipo Coca-Cola" são atribuídos a Frank Robinson, gerente da Pemberton Chemical Company.Inicialmente, o xarope caramelizado era vendido em farmácias, como remédio contra dor de cabeça e distúrbios do sistema nervoso. Em 1887, Pemberton vendeu a fórmula para Asa Candler que, em 1892, registrou a "Coca-Cola Company" como sociedade anônima, no estado da Geórgia. Em 1895, a Coca-Cola já havia conquistado os Estados Unidos e, na virada do século, chegara aos seus vizinhos mais próximos: Canadá, Inglaterra, Cuba e Porto Rico.Em 1919, começou a escalada mundial que a estabeleceu em cerca de 200 países, inclusive na ex-União Soviética e na China. A Coca-Cola sempre manteve importantes contatos externos, os mais importantes deles através dos presidentes norte-americanos. O presidente Dwight Einsenhower (acionista da empresa) costumava brindar com coca em vez de champagne nos banquetes oficiais.
No Brasil, o caminho para a entrada da Coca-Cola foi aberto no dia 31 de outubro de 1939, quando Getúlio Vargas baixou um decreto modificando o uso de aditivos químicos em refrigerantes no país. Essa polêmica mudança na legislação permitiu a utilização do ácido fosfórico que, segundo pesquisas médicas, pode se combinar com o cálcio no organismo das pessoas e, assim, provocar a "descalsificação" de ossos e dentes. Hoje, a Coca-Cola tem mais de 50 fábricas no Brasil e detém mais de 50% do mercado nacional de refrigerantes.O império mundial da Coca-Cola, porém, continua ligado à sua matriz, em Atlanta, nos Estados Unidos.
As filiais estrangeiras têm apenas o trabalho de dar um tratamento industrial final aos produtos da empresa, cuja base continua sendo o xarope desenvolvido por Pemberton. O principal negócio da empresa é a venda de franquias com o direito de usar o xarope e a marca.Na Europa, a imagem da empresa sofreu um arranhão em 1999. No dia 14 de junho, a Bélgica proibiu a venda de refrigerantes fabricados pela Coca-Cola, após constatar que mais de 200 pessoas haviam sido intoxicadas pelo produto. A França, Holanda e Luxemburgo adotaram a mesma medida. Segundo a empresa, o foco da contaminação havia sido o dióxido de carbono usado nas fábricas da Antuérpia, na Bélgica, e de Dunquerque, na França.No dia 24 de junho, o governo francês voltou a liberar a comercialização do produto e a Bélgica permitiu a retomada da produção no país. Incidentes como esse, porém, são incapazes de abalar a liderança mundial que a Coca-Cola consolidou no mercado de refrigerantes, nos últimos 100 anos.


"Quando qualquer ação de nossas vidas passa a ser apenas mais um hábito, ela perde seu sentido e pode terminar causando alguns danos. Cada ação é somente uma ação e só existe um segredo: jamais deixe que o hábito comande seus movimentos." (por Paulo Coelho)

10 comentários:

Canal Cereja disse...

Amo COCA-COLA, meu Tio bebe todo dia, por isso ele me viciou...
UHm...me deu vontade e tomar agoraa!!Merda...

Tem um selinho pra ti lá no meu blog!!XD

Bju

anderson.head disse...

oi.

então, sou designer gráfico, então alguma coisa sobre a coca-cola eu sabia, mas não essa parte técnica. bem interessante mesmo.

acho que na verdade o nome é Coke (Coca) e cola é o tipo de refrigerante ( ou produto, sei lá). teve uma (ou mais, só soube de uma) pessoa que conseguiu fazer a fórmula, colocando os ingredientes na medida certa. a Coca-Cola, abafou ($) o caso.

da dieta, estamos interessados.

abraço.

Cadinho RoCo disse...

O Fenômeno Coca Cola é mesmo impressionante. Faça sua dieta mas não se sacrifique tanto. Tome cuidado para não debilitar demais o seu organismo.
Cadinho RoCo

Ester disse...

Ei Lualinda...

tenho interesse nessa dieta do Sopão da Usp, passa aí para nós,
ou se quiser me passa por e-mail

true.esther@hotmail.com


beijão!!!

Ale e Deka disse...

Adoro Coca-Cola!

Unknown disse...

Realmente é difícil resistir a Coca-cola...vc sabe a história da Fanta laranja? a muito tempo meu professor do cursinho disse que Hitler proibiu a entrada da Coca-cola na Alemanha, então inventaram o refrigerante laranja só pra atender as vontades do ditador.

Abraços!

Cássia Sena disse...

Fiquei interessadíssima nesse sopão!

Heh!

Boa sorte na sua dieta!

Grande abraçoooooooooooo!

Cássia Sena disse...

ahh, e não precisa agradecer os comentário não...

VIU??

Eu tb adoro esse seu cantinho aqui!

Sabrina Paiva !!! disse...

Olá!
Bem, Coca-cola é pura tentação. Teve uma época em que resolvi riscar a coca do meu cardápio(eu tomava todo santo dia, aff), eu até que consegui ficar alguns meses de abstinência, mas...voltei a incluí-la novamente na minha vida.Atualmente, tomo Coca moderadamente,já que tudo em excesso faz mal!
Achei a história da Coca Cola muito interessante,eu sabia poucas coisas sobre ela.
Adoro o seu blog!Qualquer novidade, estou passando por aqui, viu?
Bjo
Xauzinho

Deeh disse...

A história é boa, mas beber o produto é beeeeeem melhor!!!
Adorei tb a última frase.


Ps: boa sorte com Sopão... rsrs

Xauuu!